Esclarecimentos sobre emissão de Carteiras CBA / Velocidade na Terra PKVT

“Senhores Presidentes,

Para o exercício 2018, a CBA, através da Comissão Nacional de Velocidade na Terra e CTDN, promoveu alterações importantes nas cédulas desportivas aplicadas à modalidade Velocidade na Terra.

Esta alterações constam no CDA e estão resumidas no seguinte:

  • Carteira PKVT (Piloto de Kart de Velocidade na Terra) – criação de cédula desportiva de menor custo, EXCLUSIVA para os pilotos da categoria KARTCROSS. A categoria KARTCROSS é encarada pela CNVT como uma das principais portas de entrada do automobilismo, principalmente pelo baixo custo. Portanto, essa nova cédula visa dar maiores condições às Federações de se aproximarem dos eventos informais (Provas Piratas) e propiciar condições aos pilotos da categoria Kartcross de se filiarem, reforçando o elo entre as FAU’s e os pilotos de base.
  • Redução Idade Mínima Kartcross – essa mudança teve por objetivo propiciar acesso à pilotos que irão completar 12 anos no ano da filiação. Antes da mudança, a idade mínima era de pilotos que completassem 14 anos no ano da filiação. Com essa mudança, será necessário que as Federações se adaptem à mudança e disciplinem a participação dos jovens pilotos. As recomendações da CNVT são as seguintes:

– se observe atentamente os jovens pilotos, aplicando o “teste prático” previsto no CDA, como também os coloque em observação quando em regime de competição;

controlar a extensão máxima das retas nos circuitos, com o objetivo de limitar as velocidades e proporcionar segurança. Essa recomendação vale para todas as provas de Kartcross, onde as retas não devem ter extensão superior à 350m;

– em alguns casos, a limitação da potência dos veículos (Kartcross), prevista nos Regulamentos Técnicos;

Esperamos que essas mudanças auxiliem no desenvolvimento da prática esportiva, propiciando melhores condições à todos para a realização das provas de Velocidade na Terra em todo território nacional.

Desde já, a CNVT se coloca à inteira disposição dos senhores para auxilio e esclarecimentos, em especial, ao que envolve as mudanças supra citadas.

Atenciosamente,

Gian Roberto Pasquali

Presidente da Comissão Nacional de Velocidade na Terra/CBA”